terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Neste Natal,dê livro de presente


" Existem livros que nos acompanham por anos e anos,fiéis e disponíveis,sempre ao alcance da nossa mão e do nosso interesse, e que nem sempre foram lidos. Ou que foram muitos anos depois de estarem conosco,por não despertarem o nosso interesse na infância ou na juventude. Pertencem a uma galeria não propriamente de livros preferidos,mas de convivência duradoura,velhos hóspedes da nossa casa e das nossas estantes." Livros-Manoel Carlos

Então,se animou? Dê um livro de presente neste Natal. O livro também diverte,proporciona o saber e contribui para aprimoramento espiritual e intelectual do ser humano. E se você não sabe que título escolher,fique tranquilo.As grandes livrarias têm cartão presente.É só você escolher o valor e presentear seu querido.

Bom Natal e um 2010 cheio de maravilhas!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Um livro que é para SEMPRE


" Meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos.Então,para que vivo? Vivo para cada dia.Vivo para o presente."


O livro Para sempre Alice narra a comovente história de uma professora conceituada,realizada pessoal e profissionalmente que vê os sintomas de Alzheimer invadirem a sua vida, que antes era baseada em fatos e referências.


Ainda que o livro apresente a travessia dolorosa de quem tem o mal de Alzheimer, a narrativa foge do clichê fácil do melodrama. Ao contrário, Lisa Genova apresenta com sensibilidade a trajetória de quem se descobre portador do Alzheimer valorizando a experiência subjetiva de Alice e família: todos oscilando nesse novo universo de confusão e mistificação onde se requer, sobretudo, coragem para encarar o problema.


Terminei o livro emocionada e com uma vontade enorme de não desgrudar mais da Alice. Acredito que você também se apaixonará por esta história. 


Para aguçar a curiosidade e motivar uma boa leitura, visitem o site do livro. http://www.parasemprealice.com.br/ 

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Coração como guia

"Fique imóvel, em silêncio, e escute o seu coração. Deixe-o falar, e vá aonde ele mandar."



Vá aonde seu coração mandar não é uma história de amor. Trata-se de um diário íntimo que fala de sentimentos, sem o menor sentimentalismo, escrito por uma mulher de oitenta anos, uma avó tradicional que vive com um velho cão na solidão de uma grande casa em Trieste, na Itália. Seu fim está próximo e ela quer deixar uma mensagem para a neta que criou e que está vivendo nos Estados Unidos.


O best-seller de Susanna Tamaro que conquistou o mundo é uma delícia e eu recomendo.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A eternidade e o desejo


" Gosto do arrepio da tua lingua na minha nuca,gosto que me digas quero mais quando creio já ter dado tudo.Gosto das palavras obscenas que inventamos juntos,feitas de restos de barcos e impérios."

A eternidade e o Desejo (Inês Pedrosa- Ed.Alfaguara) conta a história de Clara, professora cega que volta à Bahia para refazer a trajetória do padre português Antonio Vieira (1608- 1697) – e desperta novamente para o amor ao conhecer o jovem Emanuel.
O livro é intrigante . Do começo ao fim, ficamos envolvidos pelos pensamentos e caminhos trilhados por Clara e por sua paixão arrebatadora e que aciona novos significados para o amor e desejo. Delícia de leitura.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Uma companhia prazerosa


"Penso na mulher em que me transformei recentemente,na vida que estou vivendo agora , e em quanto eu quis ser esta pessoa e viver esta vida liberta de toda farsa de fingir ser qualquer outra pessoa que não eu mesma." Elizabeth Gilbert em Comer,Rezar,Amar



Acabei de ler Comer,rezar,amar e estou envolvida por um estado de torpor.Delícia de viagem.Delícia de companhia. Mas também sinto-me um pouco órfã. O que vou ler agora que seja tão prazeroso?
O livro fala sobre o que pode acontecer quando você assume a responsabilidade por seu próprio contentamento e para de viver seguindo os ideais da sociedade.É uma biografia emocionante que usa uma lingaguem leve e bem humorada para falar de prazer mundano, a devoção religiosa e os ideais da sociedade. Corram para as livrarias.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Dia nacional do livro



Hoje,29 de outubro, é o dia nacional do livro-sabia disso? pois é...e eu aproveito para pedir desculpas pelo silêncio. E fico na esperança de que o fato de ter lido dois livros neste período de silêncio me redima...Um livro amei especialmente...posto a divulgação dele ainda esta semana.Prometo.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Livro de cabeceira e de alma


Desde que inaugurei este blog penso em falar sobre a minha relação com o livro Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estés. Mas,como as relações profundas devem ser tratadas com delicadeza,esperei o momento apropriado...e eis que ele chegou.


Faço parte de um grupo de mulheres sensíveis que se reunem para refletir sobre este livro.E todas somos tocadas imensamente por ele. É revelador e transformar.


Foi difícil escolher um trecho entre os inúmeros que me marcaram no livro,mas por fim me decidi pelo texto que posto abaixo que fala do poder do riso.



" O riso é um lado oculto da sexualidade feminina: ele é físico,essencial,arrebatado,revitalizante e,portanto,excitante.É um tipo de sexualidade que não tem objetivo,como a excitação genital.É uma sexualidade da alegria,só pelo momento,um verdadeiro amor sensual que voa solto e que vive ,morre e volta a viver da sua própria energia. Ele é sagrado por ser tão medicinal.É sensual por despertar o corpo e as emoções.Ele é sexual por ser excitante e gerar ondas de prazer...É a sexualidade mais selvagem da mulher"


Mulheres que correm com os lobos, é uma verdadeira viagem ao interior daquela parte mais profunda de nós mesmo e da qual insisitimos em fugir.É uma busca por aquilo que há de mais verdadeiro e essencial em cada uma de nós.


Abordando 19 mitos,essa analista junguiana afia as garras da energia vital feminina. É o que já li.Que estou lendo e que recomendo.

Flora Figueiredo e a porta entreaberta


Lembrete
By Flora Figueiredo




Não deixe portas entreabertas
Escancare-as ou bate-as de vez.
Pelos vão,brechas e fendas
Passam apenas semiventos,
meias verdades e muita insensatez.


Calçada de Verão,Editora Nova Fronteira




Reencontrei com esse poema querido da Flora Figueiredo que aqueceu meu coração... Uma delícia quando alguém consegue traduzir o que você sente,né? Tem vários poemas da Flora que fazem sintonia comigo. Aliás,em tempo de Bienal,adquirir um livro dela é um ótimo investimento para alma!



Bienal do livro. Te espero lá!


A grande festa do livro, a Bienal Internacional do Livro do Rio, chega a sua décima quarta edição com muitas novidades.Tudo para aproximar ainda mais os leitores de todas as faixas etárias e perfis do universo literário.




Nos 11 dias de evento,que começa hoje, a Bienal vai reunir mais de 100 autores brasileiros e 18 internacionais,que vão se encontrar com leitores em espaços de debates e palestras. Não é bacana? O stand do público infanto-juvenil,denominado Floresta de livros, tem maior espaço e oferece uma programação que mistura livro,tecnologia e informação.




As mulheres também ganharam dois espaços especiais: Mulher e Ponto,dedicado ao debate de tema do público feminino ; e Livro em Cena,um palco de literaturas de obras clássicas da literatura brasileira.




O Café Literário,sucesso de público nas edições passadas ,também está na programação. Viu como você tem vários motivos para não perder este evento? mais informações www.bienaldolivro.com.br/blog

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Poesia de Bruna Lombardi para uma tarde de romance


" Entre o teu signo e o meu
existe uma possibilidade
de veneno
Umas tintas de vermelho
meu moreno.




E se a paixão há de ser provisória
que seja louca e linda a nossa história."




Pacto,de Bruna Lombardi,minha poeta preferida. Acho esta poesia perfeita para um início de romance.





terça-feira, 9 de junho de 2009

Rilke e um dia de cada vez


" Viva, por enquanto, as perguntas.
Talvez depois, aos poucos ,sem que o perceba , num dia longíquo , consiga viver a resposta." Rainer Maria Rilke





Cartas a um jovem poeta, de Rilke- Este é um dos meus livros de cabeceira e está todo sublinhado.É quase uma bíblia,que todos deviam ler.

sábado, 6 de junho de 2009

Maria Rezende e a emoção como um barco a deriva


" Como ancorar um barco
que ninguem sabe guiar? " Maria Rezende

Bendita Palavra, o livro de poesias de Maria Rezende é uma delícia.
Maria é uma jovem poeta super talentosa que escreve e declama poesias como poucos.Vale a pena conhecer seu trabalho.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Carlos Drummond e a explicação da vida


" Se procurar bem,você acaba encontrando
não a explicação (duvidosa) da vida ,
mas a poesia (inexplicável) da vida."

Poesia "Lembrete", do livro "Corpo" de Carlos Drummond de Andrade.
Difícil explicar o fascínio que a poesia de Drummond exerce sobre mim.Sua capacidade de renovar-se sempre ,mantendo-se,ao mesmo tempo,fiel a si mesmo, é encantadora.

domingo, 24 de maio de 2009

Rilke de presente de aniversário


" Tudo aquilo em que ponho afeto
fica maior e me devora." R.M.Rilke



Hoje é um dia super.É meu aniversário e como presente escolhi essa poesia que me traduz . Foi difícil escolher um trecho entre vários que amo,mas a sensibilidade de Rilke me conquistou.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Guimarães Rosas e suas preciosidades


" Me fez um receio, mas só no bobo do corpo, não no interno das coragens"

"Coração cresce de todo lado"

"Felicidade se acha é em horinhas de descuido"

"O real não está na saída e nem na estrada, ele se dispõe para gente é no meio da travessia."


Não consegui escolher só um trecho entes vários sublinhados do livro "Grandes sertões veredas",de Guimarães Rosas.Para mim, essas frases são preciosidades.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Adriana Falcão e o beijo


" Seu coração disse para sua cabeça,vá, e sua cabeça disse para sua coragem,vou e sua coragem respondeu,vou nada,mas sua boca não ouviu e beijou."


Trecho do livro " A máquina" da escritora e roteirista Adriana Falcão. Adriana escreve para séries de TV como Comédia da Vida privada e a Grande Família.Adoro.

Alice Ruiz e seus poderosos haicais


" O menino me ensina
como um velho sábio
o quanto sou menina."


" Depois que um corpo
suporta outro corpo
nenhum coração
suporta o pouco."


Adoro o estilo da poeta curitibana e contemporânea Alice Ruiz .Com rigor e humor,Alice escreve haicais (forma poética japonesa de poucas palavras e sem necessidade de rima) como poucos.
Alice também é autora de várias músicas de sucesso.

Mário Quintana e valorização dos instantes


" A vida é um incêndio:nela,dançamos,salamandras mágicas.
Que importa restarem cinzas se a chama for bela e alta?"



Amo Quintana.Tenho vários livros na minha cabeceira e um trecho de sua poesia adesivado na minha parede.Na minha vida Quintana é necessário.



sábado, 9 de maio de 2009

Oscar Wilder e as escolhas dos amigos


" Escolho meus amigos pela cara lavada
e pela alma exposta."



Dramaturgo,escritor e poeta irlândes,Oscar Wilder foi um expoente da literatura inglesa no período vitoriano.

Em algum momento você lerá alguma frase carregada de humor ácido deste escritor,mesmo que citada sem qualquer referência ou fora de qualquer contexto.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Shakespeare e a reflexão sobre a raiva


" Raiva é o veneno que a gente toma
esperando que o outro morra."



Forte este pensamento,né? vale a refletir no momento em que a raiva dominar nosso corpo.


William Shakespeare é a figura mais expressiva da literatura inglesa. Foi o maior poeta e dramatugo do Renascimento na Inglaterra.

Bruna Lombardi e a intensidade da paixão


" E se a paixão há de ser provisória.
Que seja louca e linda
a nossa história."


Do livro " O perigo do dragão" de Bruna Lombardi.

Tenho carinho especial pelas poesias da Bruna pois durante muitos anos elas foram fonte de inspiração das minhas próprias poesias.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Adélia Prado e o amor que fica na memória


" O que a memória ama fica eterno.
Eu te amo com a memória,imperecível."


Poesia "Para o Zé",de Adélia Prado,que tão sabiamente conseguiu explicar o amor.

Manuel Bandeira e a força da arte


"A arte é fada que transmuta e transfigura o mau destino.
Prova.Olha.Toca.Cheira .Escuta.
Cada sentido é um dom divino."
Á sombra das araucárias - Manuel Bandeira
Divino é este trecho do belo poema do Manuel Bandeira que tão lindamente traduz a força da arte,né?adoro.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Lia Luft e o SIM para vida


" ...Dizer sim a si mesmo pode ser mais difícil do que dizer não a uma pessoa amada:é sair da acomodação,pegar qualquer espada-que pode ser uma palavra,um gesto,ou uma transformação radical,que custe lágrimas e talvez sangue-e sair á luta.

Dizer sim para que o destino nos oferece significa acreditar que a gente merece algo parecido com crescer,iluminar-se,expandir-se,renovar-se,encontrar-se, e ser feliz..."


Lia Luft tem um jeito simples -e a simplicidade é sempre tão dificil- de falar sobre temas tão profundos e delicados. Amo sim,sim,sim...

Nilton Bonder- "A alma imoral"


" Ainda cometeremos muitas crucificações,mas a derradeira,a que realmente está em jogo,é a nossa.Se não encontrarmos alguma forma de paz formada de tensão entre nosso corpo e nossa alma,entre nossa moral animal e nossa imoralidade,estamos ameaçados de não redimirmos nossa espécie.O Messias ,que tanto esperamos e que sistematicamente crucificamos, está vivo em nós esperando a paz da convivência de duas características antagônicas que nos compõem.A relação entre a tradição e a traição tem um papel fundamental neste esforço."
Esse livro doeu ao abrir a minha cabeça.Bateu forte no meu peito. Pesou na alma. Quebrou conceitos. Ampliou o meu olhar.Denso,mas muito necessário.Está na minha cabeceira.

Rilke- E o poder do afeto


" Tudo aquilo em que ponho afeto ,
fica mais rico e me devora."


Rainer Maria Rilke- Escritor e poeta austríaco.Amo muito.

Kahlil Gibran- E o milagre de cada instante...


" Que sejamos sempre capazes de viver o que há de sagrado em cada instante"


Você ainda vai encontrar muitas poesias aqui deste meu poeta querido.

Elisa Lucinda - "Espelho seu"


" Quero ser minha para poder ser sua.
Quero nunca mais partir para longe de mim.
Vem, adivinha,adianta,alivia.
Quero ser sua para poder ser minha."

Amo o olhar feminino e intenso da Elisa Lucinda.Já presentei um ex-amado com essa poesia.

Clarice Lispector- " A perfeição"


" O que me tranquiliza é que tudo que existe,
existe com uma precisão absoluta.
O que for do tamanho de uma cabeça de alfinete, não transborda nem uma fração de milímetro , além de uma cabeça de alfinete.
Tudo que existe é de uma grande exatidão.
Pena que a maior parte do que existe com essa exatidão
nos é tecnicamente invisível.
O bom é que a verdade chega a nós
como um sentido secreto das coisas.
Nós terminamos adivinhando, confusos, a perfeição."

Amo Clarice de paixão.Releio este trecho toda vez que bate o desespero.

Osho- Vibração na abertura




" Sempre que houver alternativas, tenha cuidado.Não opte pelo conveniente,pelo confortável, pelo respeitável,pelo socialmente aceitável, pelo honroso.Opte por aquilo que faça seu coração vibrar.Opte pelo que gostaria de fazer,apesar de todas as consequências."




É uma delícia inaugurar este blog com um trecho do livro "Faça seu coração vibrar " do Osho, um dos mais influentes lideres espirituais do século vinte. Espero que gostem.